Loading [MathJax]/extensions/tex2jax.js
Pular para o conteúdo principal

Talvez você goste

Inovação no Cultivo: O Robô CNC de Baixo Custo para a Agricultura Urbana em Santa-Cecília, Cantá - Roraima

A crescente demanda por soluções sustentáveis e inovadoras no setor agropecuário, especialmente no contexto urbano, impulsiona a adoção de tecnologias que promovam eficiência e precisão no cultivo de alimentos. Neste cenário, apresenta-se o projeto  @viveirolab : um robô CNC de baixo custo, adaptado para a automação de cultivos, que alia a robustez da tecnologia CNC à sofisticação de sistemas de monitoramento avançados. Foto: J. Caraumã. Sobre o  @viveirolab O início do projeto tem respaldo na urgente necessidade de viabilizar a cultivação de hortaliças, ervas e outros vegetais em ambientes urbanos de caráter restritivo e em recursos escassos.  Inspirado em ideias de automação industrial, é que o projeto sugere a conversão de uma matriz CNC tradicional para utilização em serviços agrícolas de alta acurácia para otimizar planta, rega e manutenção das culturas.  O robô foi projetado ainda por meio de suporte de tecnologia de impressão 3D para possibilitar a criação de ...

Quem Vos Escreve


Rio Cauamé ao longo das paragens do Barrada.

Estimado(a) Visitante,

Com sincera acolhida, contemplo a mescla de gratidão e júbilo ao que te trouxe até aqui, em busca de desvendar um fragmento daquele que vos escreve.

De tempos a tempos, o espírito me conduz a esta senda, reminiscente de Ulisses retornado a Ítaca, trazendo comigo novos trechos da jornada, ornados com desenhos e pinceladas frescas.

E que não vos surpreenda encontrar, nessa vetusta bagagem, temas como arte, religião, física, matemática ou filosofia.

Nasci em Roraima, estado do norte Brasileiro, com uma infância sonhando com viagens infindas, perdendo-me no liame abandonado às margens de uma antiga pedreira no lavrado.

Este espaço foi transformado em lixão e posteriormente loteado. Fica próximo ao rio Cauamé, onde primeiro pude vislumbrar senão vestígios e descobertas por um jovem sonhador almejando ser arqueólogo.

Vi ali também, a flor desabrochar entre os resíduos descartados antes de alçar voo para qualquer jardim. Foi ali que compreendi que por mais bela ou desvanecida que seja qualquer paisagem, é no cerrar das pálpebras que a contemplação atinge sua plenitude. 

E que há beleza e sabedoria nas rugas das mãos que plantam com a mesma força, leveza e tenacidade com que fazem uma prece.

Assim cresci, junto de minhas três musas irmãs e meu forte irmão, para me formar engenheiro eletricista, profissão que herdei de meu pai, tal qual a argila moldada pela fluidez da água, removendo da pedra tudo que não é pedra, pela cinzel do artífice, pelo fogo do artesão, pelos matizes do pintor e pela dança da expressão, dos conhecimentos os quais herdei de minha mãe.

E na sinfonia da música da vida, da alvorada ao crepúsculo, nasceu este pequeno espaço em formato de blogue, sob o suor que brota da fronte daquele que, com amor, capina e planta no mundo sem fim.

Sinta-se à vontade para explorar e trocarmos ideias.

Cordialmente,

02 de agosto de 2016. Boa Vista, Roraima

— Janderson Gomes da Silva.

Postagens mais visitadas