Pular para o conteúdo principal

Talvez você goste

Novo endereço desse blogue: carauma.com

Queridos leitores, Hoje anuncio a mudança de endereço do artientista.blogspot.com , meu cantinho desde 2016, com o coração repleto de gratidão.  Durante estes quase dez anos, compartilhei com vocês descobertas, reflexões e inspirações que brotaram de um labor apaixonado. Cada comentário, cada visita silenciosa, cada ideia trocada foi um presente que me incentivou a pensar diferente, e por isso lhes digo: obrigado. Como bem escreveu Khalil Gibran em O Profeta , na parte “Sobre o Dar”: “Vós dais pouco quando dais de vossas posses. É quando dais de vós mesmos que dais de fato.” Khalil Gibran, O Profeta (1923) De coração aberto, sinto que doei a mim mesmo em cada texto, e recebi em troca o tesouro inestimável da amizade e do calor humano de cada um de vocês. Agora, entro numa nova etapa, convido-os a me acompanhar no novo endereço,  caraumã.com , um espaço reformulado, com visual renovado e conteúdo aprimorado.  Ali, continuarei a partilhar minhas ideias, sempre busc...

Projeto e desenvolvimento de dispositivo de ventilação mecânica pulmonar emergencial de baixo custo

Visão geral do protótipo desenvolvido.

Projeto de apoio ao enfrentamento à pandemia provocado pelo novo coronavírus (SARSCoV-2), e envolveu o trabalho de docentes e alunos do curso de engenharia elétrica do Departamento de Engenharia Elétrica e teve por objetivo projetar e desenvolver um ventilador mecânico pulmonar de baixo custo empregando-se processo de impressão 3D. 

Em torno deste objetivo, também almejou-se a preparação do dispositivo para testes e certificações de regulamentação os quais o adequariam ao uso e atendimento em pacientes com insuficiência respiratória. 

Dessa forma, buscou-se que o dispositivo projetado viesse a atender os requisitos necessários à replicação do protótipo desenvolvido por parte de empresas interessadas, onde, portanto, possa ser utilizado como solução alternativa local e que possa ser utilizada no sistema de saúde tanto público quanto privado, de modo a aumentar a capacidade de resposta deste setor na disponibilidade de respiradores mecânico-pulmonares segundo à demanda de enfrentamento relativa à nova pandemia.

Diagrama geral do atuador do ambú-reanimador utilizado no protótipo.

Comentários

Postagens mais visitadas