Loading [MathJax]/extensions/tex2jax.js
Pular para o conteúdo principal

Talvez você goste

Inovação no Cultivo: O Robô CNC de Baixo Custo para a Agricultura Urbana em Santa-Cecília, Cantá - Roraima

A crescente demanda por soluções sustentáveis e inovadoras no setor agropecuário, especialmente no contexto urbano, impulsiona a adoção de tecnologias que promovam eficiência e precisão no cultivo de alimentos. Neste cenário, apresenta-se o projeto  @viveirolab : um robô CNC de baixo custo, adaptado para a automação de cultivos, que alia a robustez da tecnologia CNC à sofisticação de sistemas de monitoramento avançados. Foto: J. Caraumã. Sobre o  @viveirolab O início do projeto tem respaldo na urgente necessidade de viabilizar a cultivação de hortaliças, ervas e outros vegetais em ambientes urbanos de caráter restritivo e em recursos escassos.  Inspirado em ideias de automação industrial, é que o projeto sugere a conversão de uma matriz CNC tradicional para utilização em serviços agrícolas de alta acurácia para otimizar planta, rega e manutenção das culturas.  O robô foi projetado ainda por meio de suporte de tecnologia de impressão 3D para possibilitar a criação de ...

A Bondade Respira

 A BONDADE RESPIRA

A manhã se derrama, a luz, tênue, toca a relva molhada. O orvalho desliza como um riacho sobre as folhas, e cada gota reflete um céu minúsculo, um pedaço do mundo dado, sem preço.

O vento não cobra passagem à folha que dança em seu sopro. Os pássaros não perguntam o porquê de seu canto; simplesmente o oferecem, um tributo à madrugada, como quem conhece um segredo.

Tudo se doa, como a sombra de uma árvore que não escolhe quem abriga ou a água de um rio que nunca hesita em repartir, correndo entre pedras e margens, livre e sem dívida, que não conhece o próprio nome, mas conhece bem o caminho do mar.

E ainda que o sol reine como o leão, levanta-se como funcionário cuidadoso para a todos servir de luz, e em gestos de sol poente, despe-se de sua luz todos os dias, para que vejamos também outras luzes, outras estrelas, que cresçamos como a Lua, que multipliquemos como suas formas e saibamos renascer na escuridão.

O coração que aprende o ritmo da natureza, descobre, em si, um reflexo: a bondade que vem de graça e habita em nossos pequenos atos cotidianos, inesperada como o voo das borboletas, silenciosa como a terra que recebe a chuva e a distribui gratuita entre rios caudalosos.

O momento respira, e o mundo nos ensina: a melhor das dádivas não pesa, não tem nome, não espera. É a mão que se estende sem motivo, o olhar que encontra, de leve, e acalma, é um pequeno ato, e o ato um pequeno milagre.

A bondade, bela, justa e verdadeira, eis o dom que floresce entre os juncos, que se eleva entre os pântanos, cresce entre as pedras e é o maior dos presentes que se possa oferecer, é uma luz na escuridão, é a nós mesmos morando na palavra União.

por Janderson Gomes
Reflexões em 06 de Novembro de 2024

Comentários

Postagens mais visitadas